RENACH

 

O que é e pra que serve o Renach?

RENACH é o Registro Nacional de Carteira de Habilitação. É um grande banco de dados que registra toda a vida do condutor, desde o seu ”nascimento” como candidato até a sua habilitação, controlando as mudanças de categoria, imposiçães de penalidades, suspensões do direito de dirigir e ainda mudança de domicílio e transferência de estado. O RENACH controla ainda a emissão da CNH e da PID – Permissão Internacional para Dirigir, que é o documento necessário para que um brasileiro possa dirigir no exterior (nos países signatários da Convenção de Viena). O RENACH possui uma arquitetura de bases distribuídas, composto de uma base nacional (DENATRAN) e das bases estaduais (DETRAN). Todas estas bases estção integradas e em comunicação constante.

 

 

Como obter o número do Renach?

Se você possui a CNH ou uma cópia dela, é simples. O número do seu RENACH se localiza logo abaixo da ”DATA DE EMISSÃO” da CNH, no canto inferior do lado direito. Se houver mais de uma sequência de número, você deve utilizar a sequência mais abaixo; normalmente vem acompanhada de duas letras que identificam o Estado (UF) onde você obteve a carteira.

Perdeu a CNH?

Muitos motoristas ainda não sabem, mas, em caso de furto ou perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é possível pedir uma 2ª via sem sair de casa. Em vez de ir a uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito de Acre (Detran-AC), o motorista pode realizar o serviço pela internet. Ao acessar o site do Detran-AC, basta preencher os campos pedidos e informar os dados pessoais até a finalização do registro.

A partir daí o motorista será encaminhado para uma página na qual é informado o valor que precisa ser pago pelo serviço, o condutor precisará pagar uma taxa de R$ 49,86.

Quando o motorista for ao DETRAN pegar a CNH, Em caso de furto ou perda, deve-se apresentar o boletim de ocorrência ou declaração de perda.

 
 

 

 

 

 

 

Share on Google+