Ana Paula Pojo
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) lançou nesta terça-feira, 17, a ação Maio Amarelo no MPAC, com uma palestra educativa sobre direção segura e uma apresentação teatral sobre a importância do Maio Amarelo. O evento foi realizado em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
“Quando se fala em segurança no trânsito devemos almejar o número zero de acidentes e de mortes. O esforço deve ser para educar e conscientizar, de modo que tenhamos um trânsito seguro. O papel do Ministério Público é importante porque atua na sensibilização, que é o que estamos fazendo hoje, e também no aspecto repressivo. Que todos tenhamos consciência da nossa missão e compromisso para promovermos, de fato, uma melhoria no trânsito com atitudes que evitem acidentes”, disse o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento.
A palestra sobre direção segura foi ministrada pelo sociólogo Renato Lopes, e seu foco foi promover um chamamento sobre a conscientização da preservação da vida no trânsito e sobre a importância do respeito à legislação. O conteúdo está disponível no canal do MPAC no YouTube (mpacre).
Estiveram presentes membros e servidores do MPAC, representantes do Detran, RBTrans.
Compuseram o dispositivo de honra, o corregedor-geral do MPAC, Álvaro Luiz Araújo Pereira, os procuradores-gerais adjuntos, Rita de Cássia Nogueira (Assuntos Administrativos e Institucionais) e Celso Jerônimo de Souza (Assuntos Jurídicos), o ouvidor-geral, procurador Ubirajara Braga, e o secretário-geral, promotor Glaucio Oshiro.
“O Maio Amarelo visa desenvolver campanhas que impactam a vida das pessoas e mostram que o trânsito vai além de uma demonstração sobre como se portar, pois, trata da vida. Que todos possam nos envolver nessa causa, comentou o representante do Detran, Anderson Castro.
Em abril deste ano, o MPAC assinou um termo de compromisso que selou a adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o qual visa reduzir em 50% o número de óbitos em acidentes de trânsito.