O diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 28, para alertar sobre as alterações de sentido em parte da rua Isaura Parente e Nações Unidas, em Rio Branco. O sistema, conhecido como binários, são ruas paralelas de mão única e em sentido contrário. As mudanças entrarão em vigor no próximo, sábado, 31.
Essa é apenas a primeira etapa do projeto, mas a população necessita, primeiramente, se adaptar para que as alterações sejam realizadas em toda extensão das duas vias.
O engenheiro do Detran, Marcos Lourenço, fez uma apresentação das razões que levaram o órgão a realizar um estudo técnico no trecho entre a rua Rondônia e a Avenida Getúlio Vargas.
Segundo ele, os principais pontos de congestionamentos serão eliminados proporcionando melhoria na fluidez do trânsito e redução no tempo de espera em sete cruzamentos com semáforos. “Em reunião com moradores e comerciantes, percebemos que a implantação de sentido único na Isaura Parente e Nações Unidas é um antigo anseio da população”, ressaltou o engenheiro.
“Solicitamos aos condutores e pedestres que redobrem a atenção ao trafegarem no local, visto que se trata de um período de adaptação”, disse o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates.
Para complementar as mudanças, os semáforos também ficarão sincronizados. A prefeitura irá adequar as linhas de transporte coletivo. “O impacto será relativamente pequeno e proporcionará um ganho para o sistema”, garante o diretor de transporte da Rbtrans, Ítalo Cesar. Ele informou ainda que cinco linhas serão alteradas (Manoel Julião, Mocinha Magalhães, Tucumã, Tancredo Neves e Universitário). “O tempo de circulação da linha do Manoel Julião, por exemplo, nesse trecho é de 10 minutos, com as mudanças a expectativa é que reduza para 6 minutos”, destaca o Ítalo.
A Avenida Nações Unidas ganhará faixas de estacionamento em ambos os lados e duas faixas de rolamento. A Rua Isaura Parente também receberá estacionamento em um dos lados e duas faixas de rolamento.
Entre 2008 e 2009 foram registrados 283 acidentes, sendo 2 com vítimas fatais. As mudanças integram o Plano Diretor de Transporte e Trânsito. O Detran já está concluindo a revitalização e adequação da sinalização horizontal e vertical dos cruzamentos com semáforos e instalação de placas diagramadas e indicativas.
Durante o período de 30 dias, os educadores de trânsito estarão nos cruzamentos para distribuir material informativo e orientar os condutores. Nos locais com fluxo de veículos mais intenso, eles permanecerão por 50 dias.