Motoristas com habilitação suspensa ou cassada podem realizar curso de reciclagem a distância para resgatar o documento

2905 visualizações

Os condutores que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada podem realizar, por meio de empresas credenciadas ao Departamento de Trânsito do Acre (Detran/AC), o curso de reciclagem para renovação do documento na modalidade de ensino a distância (EaD), por um preço bem abaixo do curso presencial, finalizado o período de impedimento.

Atualmente o serviço é realizado por seis empresas e pode significar uma economia de pelo menos seis vezes o valor praticado pelos centros de formação de condutores (CFCs) que oferecem o curso presencial.

Realizar o curso de reciclagem é exigência prevista em lei e funciona como ação educativa para motoristas infratores. Foto: Iza Bruna/Detran

De acordo com o diretor de operações do Detran/AC, Anderson Castro, além de significar economia, a opção oferece também agilidade para os cidadãos: “Antes, para acessar esse curso nas instituições de ensino, o condutor precisava aguardar até completar uma turma. Agora é possível realizá-lo de forma mais flexível, a partir de computadores, tablets e smartphones, a qualquer momento”.

Realizar o curso de reciclagem é uma exigência prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e funciona como uma ação educativa para motoristas infratores. O objetivo é relembrar aspectos da formação do condutor, como legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros-socorros e relacionamento interpessoal.

Além do curso de reciclagem, os portais de EaD credenciados pelo Detran/AC oferecem ainda o curso de atualização para renovação de CNH, destinado a condutores que estão com a carteira vencida há mais de cinco anos, como previsto no CTB.

Acesse a lista de empresas credenciadas ao Detran/AC na modalidade de ensino a distância aqui.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo