Detran instala novo semáforo no Bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul

por Eduardo Gomes

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), colocou em operação nesta sexta-feira, 22, mais um semáforo em Cruzeiro do Sul. Desta vez foram os moradores do Bairro da Várzea que passaram a contar com esse auxílio para a travessia de pedestres e controle do tráfego na região, especialmente pais e alunos da Escola Municipal Marcelino Champagnat.

O novo semáforo foi instalado na Rua Rui Barbosa, em frente à Escola Marcelino Champagnat. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Para implantação do semáforo, houve um estudo preliminar dos órgãos de trânsito. No local o Detran pretende implantar uma faixa elevada com iluminação noturna, o que também deve ser realizado em alguns pontos de travessia em Rio Branco.

“A implantação desse semáforo dá mais segurança à travessia dos pais e alunos, além dos outros pedestres. A sinalização é importante, mas precisamos mudar a realidade do nosso trânsito, contando com a educação e consciência de todos no respeito às leis”, destacou o diretor de Operações do Detran, Anderson Castro.

A instalação do novo semáforo foi possível graças a uma parceria entre governo e prefeitura, por meio da autarquia estadual de trânsito e da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtrans). O investimento é superior a R$ 70 mil e o trabalho foi realizado pelas equipes de engenharia dos dois órgãos públicos.

O semáforo passou a funcionar nesta sexta-feira, 22. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Com acionamento manual, o controle da circulação de veículos será feito com auxílio dos pedestres, já que o acionamento é feito mediante o toque na botoeira inteligente. Além dessa facilidade, pessoas com deficiência visual farão a travessia guiadas por som emitido pelo equipamento.

“Era uma necessidade muito antiga para essa escola aqui no Bairro da Várzea. Estamos desenvolvendo um trabalho conjunto com o Detran e essa parceria tem rendido bons resultados para a população de Cruzeiro do Sul”, disse o secretário adjunto da Semtrans, Jonas Saraiva.