Detran Acre planeja atividades na Semana Nacional de Trânsito

Ana Flavia Soares

A Semana Nacional de Trânsito deste ano tem como tema “No trânsito o sentido é a vida” e inicia no dia 18 de setembro. O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) está nos preparativos para realizar o evento no Estado.

Equipe de educação do Detran em reunião com representantes de motoclubes e autoescolas Foto: Cedida

A ação tem como objetivo a conscientização da sociedade sobre um trânsito seguro e, consequentemente, reduzir o número de acidentes nas vias. A Semana Nacional de Trânsito é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e realizada anualmente em todo o país.

Segundo a coordenadora de educação do órgão, Cléia Machado, no Acre, a campanha terá como público alvo motociclistas. “Definimos como subtema ‘Moto, é preciso saber usar, é preciso respeitar’, pois notamos que teve um aumento significativo nos acidentes envolvendo motociclistas em relação ao mesmo período do ano passado” explica.

Entre 18 e 25 de setembro serão realizadas diversas atividades educativas em todo o estado, como palestras em autoescolas e empresas, abordagens e blitz educativas nas ruas, teatro infantil nas escolas, exposições, cicleatas entre outras.

No Acre, a campanha é realizada pelo Detran em parceria com os  motoclubes, autoescolas, Grupo Honda, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) e Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Projeto Vida no Trânsito e Universidade Federal do Acre (Ufac).