Com oficinas e palestras, Detran inicia Semana Nacional de Trânsito

por Eduardo Gomes

A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito (SNT) no Acre foi realizada nesta quarta-feira, 18, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), em Rio Branco. Com atividades até o próximo dia 25 de setembro, as equipes de Educação e Fiscalização do órgão vão realizar diversas atividades, de maneira integrada, na capital e nas cidades do interior.

Esquete encenado pelos orientadores de trânsito foi apresentado aos participantes do evento. Foto: Renato Beiruth/Detran

Realizada em todo o país, a SNT é uma mobilização conjunta e reúne todos os órgãos de trânsito, na tentativa de sensibilizar condutores e pedestres para uma nova cultura de segurança nas vias.

“As pessoas que participarem de nossas atividades vão atuar como verdadeiras multiplicadoras dessas informações, tão importantes a quem vive o dia a dia do trânsito. O trabalho de conscientização será reforçado na capital e interior do estado”, afirmou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

Presidente do Detran reforçou o compromisso do governo e parceiro para reduzir o número de vidas perdidas no trânsito. Foto: Renato Beiruth/Detran

Na abertura do evento foi realizada uma apresentação de um esquete teatral e a palestra “A percepção de risco no trânsito: prevenção é o caminho”, ministrada pela mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência e escritora, Roberta Torres.

“Hoje a violência no trânsito é um problema de Saúde Pública muito sério e que precisa de atenção. Trouxemos aqui uma proposta que faz as pessoas, condutores e pedestres, refletirem sobre nossas atitudes e o quanto elas têm impactado nessa violência e nesse custo tão grande para o nosso país”, destacou a palestrante.

Ações na SNT 2024

Até o próximo dia 25, palestras em empresas e escolas, além de mobilização nas ruas e pontos de grande concentração, serão realizadas pelos servidores do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar.

Todas as regionais do estado receberão as equipes de Educação e Fiscalização do Detran que, durante as intervenções, levarão as mensagens de conscientização deste ano.

A semana é uma atividade prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desenvolvida de maneira simultânea em todos os estados do Brasil.

Foto: Renato Beiruth/Detran