Detran encerra Semana Nacional de Trânsito com ação educativa na Avenida Antônio da Rocha Viana

por Eduardo Gomes

Um dos pontos de maior circulação de veículos e pessoas em Rio Branco, a Avenida Antonio da Rocha Viana, foi o local escolhido nesta quarta-feira, 25, para encerrar as atividades desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT).

Atividade foi realizada na Avenida Antonio da Rocha Viana. Foto: Renato Beiruth/Detran

Próximo à rotatória do Horto Florestal, por onde circula diariamente uma enorme quantidade de veículos, ciclistas e pedestres, as equipes de Fiscalização e Educação da autarquia estadual montaram um circuito para abordagem obrigatória de todos os que transitavam pela via nas primeiras horas do dia.

Uma dessas pessoas abordadas foi a açougueira Esmeralda Brandão, que avaliou de maneira positiva a iniciativa do Detran. “Precisamos dessas ações de conscientização, pois os índices de acidentes têm aumentado bastante. Essa forma de chamar a atenção dos condutores é importante”, disse.

Esmeralda aprovou a iniciativa do Detran. Foto: Renato Beiruth/Detran

Josimar Oliveira, que é bombeiro, fez questão de parar, desligar totalmente o veículo e ouvir atentamente as instruções dos orientadores de trânsito. O também operador da Segurança Pública falou sobre os danos que os sinistros de trânsito podem causar às famílias dos envolvidos.

“Aparentemente são coisas simples, como o uso do cinto de segurança e do celular, mas que podem ceifar vidas. Uma desatenção pode causar um acidente e gerar danos aos familiares das vítimas. A sociedade precisa ser lembrada sobre esses importantes cuidados”, ressaltou Oliveira.

Bombeiro Josimar Oliveira ficou atento às orientações dos educadores de trânsito. Foto: Renato Beiruth/Detran

Com ações em todo o estado, as atividades da SNT percorreram escolas, empresas, instituições públicas e estiveram nas ruas e pontos de grande circulação de pessoas. Panfletagem, palestras, pit-stops e apresentações teatrais fizeram parte da programação.

“Encerramos as nossas atividades nessa ação conjunta, especialmente no Dia Nacional do Trânsito. Estamos conversando com o máximo de pessoas possível, levando essas dicas de segurança, essa reflexão e enfatizando sobre os cuidados que devemos ter todos os dias”, disse Cléia Machado, coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/AC.

Foto: Renato Beiruth/Detran