Polícia Militar e Detran iniciam 1º Curso de Trânsito Aplicado, com entrega de viaturas e equipamentos

por admin
25 visualizações

Por Joabes Guedes – Asscom/PMAC

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), deu início ao 1º Curso de Trânsito Aplicado, nesta terça-feira, 8. A formação, que envolve 32 policiais militares e 8 agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), foi marcada também pela entrega de quatro novas viaturas e equipamentos que reforçarão as atividades de fiscalização, educação e policiamento ostensivo de trânsito no estado.

Formação envolve 32 policiais militares e 8 agentes do Detran/AC. Foto: Jhonatan Santos/PMAC

O evento foi realizado graças ao Termo de Cooperação Técnica e Financeira firmado entre a PMAC e o Detran/AC em 2024, que destinou quase R$ 9 milhões à Polícia Militar. Além dos veículos, foram entregues equipamentos de informática, serviços de manutenção predial, serviços gráficos, internet, banco de horas e materiais de fiscalização, como etilômetros seletivos, sinalizadores, cones, além de investimentos na capacitação do efetivo.

A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, destacou a evolução da parceria entre as instituições. “Hoje, a Polícia Militar do Acre possui autonomia com relação à parceria com o Detran. Por meio desse Termo de Cooperação, a instituição passou a planejar, executar e adquirir seus próprios equipamentos, algo antes impensável. Ainda há muito a ser feito, especialmente na incorporação de novas tecnologias ao BPTran. Cursos de especialização em trânsito eram raros, e agora, por meio desta parceria, temos a satisfação de prestigiar a aula inaugural do primeiro curso realizado no nosso estado, resultado de um trabalho dedicado”, disse.

Presidente do Detran/AC, Taynara Martins, e a comandante do BPTran, tenente-coronel Eliana Maia. Foto: Jhonatan Santos/PMAC

Marco histórico

A aula inaugural do curso é um marco para a instituição, representando um passo fundamental para a qualificação dos agentes de trânsito e, consequentemente, para a melhoria dos serviços prestados à população.

O curso, com 198 horas de duração, abrange seis áreas temáticas e 44 disciplinas, incluindo legislação de trânsito, fiscalização de produtos perigosos, atendimento de sinistros, além de atividades teóricas e estágios operacionais.

O corpo docente inclui instrutores do BPTran da PMAC e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), com destaque para o professor doutor Juliver Modesto de Araújo, uma referência nacional em trânsito urbano.

O comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, ressaltou o pioneirismo do curso. “Estamos falando de uma capacitação inédita no Acre, com uma formação de trânsito de altíssimo nível, conduzida por instrutores renomados nacional e internacionalmente. Isso reflete nosso compromisso em qualificar nossos policiais com o melhor preparo técnico. Um curso como esse é crucial para aprimorar nossas atividades no trânsito, beneficiando não só a instituição, mas toda a sociedade acrena”, pontuou.

Comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, presidiu o evento. Foto: Jhonatan Santos/PMAC

O Termo de Cooperação Técnica e Financeira com o Detran/AC tem sido fundamental para o planejamento, capacitação do efetivo, aquisição de materiais e execução de atividades de fiscalização e educação no trânsito. Neste ano, pelo menos 10 policiais militares foram capacitados em instituições de referência no Brasil.

Foto: Jhonatan Santos/PMAC
Foto: Jhonatan Santos/PMAC
Foto: Jhonatan Santos/PMAC
Foto: Jhonatan Santos/PMAC
Foto: Jhonatan Santos/PMAC

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo