Nunca é demais reforçar a idéia de que álcool e direção não combinam. E é com esse espírito que a equipe de educação de trânsito do Detran continua realizando seus trabalhos de conscientização nos principais estabelecimentos em que são comercializadas bebidas alcoólicas. Somente neste final de semana, 06 e 07, das 18 às 21h, foram abordadas 646 pessoas em locais como Mercado Velho e Gameleira.
O trabalho consiste na entrega de panfletos e demais materiais educativos aos freqüentadores abordados. “Ações como essas são importantes para garantir a segurança no trânsito. Antes de realizar ações repressivas, é fundamental levarmos aos condutores, de forma educativa, a gravidade de algumas das condutas infracionais mais praticadas, como dirigir sob a influência de álcool”, explica a diretora geral do Detran, Sawana Carvalho.
Embriaguez ao volante, além de crime de trânsito, é infração administrativa prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Além da multa de 958 reais, o condutor que for pego dirigindo sob influência de álcool tem sete pontos acrescidos à habilitação e pode ter seu direito de dirigir suspenso pelo prazo de 12 meses.