Cinto de Segurança e Cadeirinha. Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito que ocorre, anualmente, de 18 a 25 de setembro
Começa neste sábado, a partir das 8 horas no Senadinho, em Rio Branco, a programação da Semana Nacional do Trânsito, com distribuição de camisetas, sacolinhas de lixo para carro, flanelas e panfletos com mensagens educativas. O objetivo é conscientizar pais e responsáveis para proteção das crianças no veículo.
Educadores de trânsito farão demonstrações relativas à instalação dos equipamentos de segurança para crianças (bebê conforto; cadeirinha; assento de elevação) baseados na Resolução n 277 do Contran.
Acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Sendo assim, é uma questão de responsabilidade garantir a segurança dos mais jovens. O artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a não utilização do cinto está entre os cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito. O dispositivo de retenção faz-se necessário mesmo no banco de trás. O condutor do veículo é responsável pelo transporte dos passageiros.