Por Alexandro Lima
A segunda turma do curso teórico-técnico para o processo de habilitação de condutores encerrou as aulas com uma gincana neste sábado, 28, na área de lazer do Sest/Senat. O conteúdo da gincana foi análise dos capítulos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as formas corretas de respeito à legislação de trânsito.
Esta é a segunda turma da capacitação, que iniciou suas atividades no mês de abril e atende 42 alunos do ensino médio de 12 escolas da rede estadual, sendo uma da zona rural. A certificação isenta o aluno de realizar a prova teórica no Detran, ao completar os 18 anos e iniciar o processo de habilitação.
O curso é ministrado como atividade extracurricular pelo examinador de trânsito Erbeson Souza. “Estamos encerrando essa turma com um trabalho que os jovens, que serão os motoristas do futuro, sejam exemplo no trânsito e entendam que respeitar a legislação não é somente para evitar multa, mas sim para salvar vidas”.
Os alunos são de escolas públicas estaduais de Rio Branco. O curso teórico-técnico para o processo de habilitação de condutores é uma parceria entre Detran e Secretaria de Estado de Educação, para atender o disposto na Resolução 265/07 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“Temos consciência das responsabilidades que todos devem ter no trânsito, é uma tarefa de todos cuidar para que o trânsito seja seguro”, diz o estudante Lucas Mesquita, da escola Humberto Soares.