O Detran iniciou nesta segunda-feira, 9, o segundo curso de capacitação em fiscalização de trânsito urbano para agentes e policiais de trânsito do Estado. Desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, o curso tem como objetivo atualizar os servidores públicos que atuam nessa área, dando maior segurança nas operações realizadas.
Serão 39 agentes capacitados, sendo um representante de cada regional e seis do Juizado de Trânsito. O primeiro curso foi realizado no período de 25 a 30 de junho. Ao todo serão quase 70 agentes capacitados.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, explica que esse é um grupo de estudo que irá fortalecer ainda mais as atividades no trânsito. Ela lembrou também que os agentes autárquicos só têm dois anos de profissão e que estão em constante aprendizado.
“Estamos conseguindo mudar a concepção do cidadão. Prova disso é que estamos com uma redução de 27% nos acidentes com vítimas fatais em Rio Branco e 38% em todo o Estado”, disse Sawana.
“O Detran vem fazendo grandes investimentos. Um dos mais importantes é na humanização”, destacou o diretor de operações do órgão, major Antonio Teles.
O secretário de Segurança, Ildo Renir Graebner, falou sobre a importância da iniciativa para a prevenção: “Através da capacitação se busca mais conhecimentos e, consequentemente, melhor desenvolvimento nas execuções das tarefas”, disse.
Também estiveram presentes à abertura do evento o representante da Polícia Militar, coronel Paulo César, o representante do Ministério Público do Estado, promotor Osvaldo D”Albuquerque, e o diretor administrativo e financeiro do Detran, Gabriel Maia.