(Por Igor Martins)
Os números parciais das estatísticas de acidentes trânsito do mês de maio são animadores. Todas as sessões do estudo, que é realizado mensalmente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), apresentam redução. Porém, a mais significativa delas está nos acidentes com mortes, que apresentaram 69% de decréscimo no número de incidências e também de vítimas. A comparação é entre maio de 2011 e maio de 2012.
De acordo com a diretora-geral da autarquia, Sawana Carvalho, isso é um reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido nas áreas de educação, fiscalização e engenharia. “É um estímulo para que continuemos trabalhando para conseguir reduzir ainda mais os acidentes. Isso nos anima também quando paramos para pensar que, por trás de cada redução, estão uma vida salva e uma família que não vai precisar passar pela dor de perder um ente querido”, explica.
A diminuição do número de mortos em acidentes de trânsito em relação ao mês passado está na ordem de 43%. Tomando como base os cinco primeiros meses do ano de 2011, esse apontador reduz em 24%. Além disso, os acidentes de trânsito em geral também sofreram diminuição de 12% e as colisões sem vítimas, 4%.
A estatística de acidentes de trânsito define as diretrizes para o trabalho preventivo. É feita por meio da contabilização das ocorrências em vias de circunscrição estadual não somente na capital, mas também no interior. Possui cinco sessões de análise, e para o efetivo fechamento dos dados é necessário o acompanhamento das vítimas nos 30 dias subsequentes.