Qualificação teórico-prática tem objetivo de atualizar e aprimorar conhecimentos
Por Igor Martins
Educadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foram capacitados para realizar o seu trabalho no trânsito das vias públicas acreanas e demais entidades em que atuam. Do total de 20, 15 estão atualizando conhecimentos e cinco acabam de ingressar para o quadro de agentes educativos da autarquia.
A parte teórica da capacitação foi ministrada por dois profissionais do trânsito, José Antunes Silva e Erbson Maia, o primeiro deles, inclusive, com aproximadamente 40 anos de atuação na área. Foram abordadas regras de circulação e conduta, legislação, condições adversas no trânsito, entre outros assuntos.
Já a parte prática ficou a cargo do agente da Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), Reginaldo Torres, que explicou sobre as posturas corretas e seguras para orientar o fluxo da via e o momento correto para parar o trânsito e dar preferência ao pedestre.
“Em primeiro lugar, vocês precisam atentar para a própria segurança de vocês. Porque é cuidando primeiro da segurança de vocês que vocês vão poder dar segurança para os pedestres ao atravessar a rua”, explicou o agente de trânsito durante a capacitação dos educadores.
A coordenadora da educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, explica que esta já é a segunda capacitação realizada para educadores somente este ano. “Nós desenvolvemos um trabalho muito importante para a sociedade, que salva vida, inclusive. Então, quanto mais o nosso corpo de educadores estiver capacitado, mais o cidadão vai se convencer da legitimidade do nosso trabalho e melhor nós vamos poder servi-lo”, afirma.
Os educadores atuam na promoção de ações voltadas para as boas práticas no trânsito, como a ministração de palestras de autocuidado em escolas e outras organizações, adesivagem de veículos, travessia de pedestres nas faixas de segurança, campanhas educativas e abordagens a ciclistas, pedestres e condutores de veículos.