Em Cruzeiro do Sul, Detran realiza evento pelo Dia da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi comemorado nesta terça-feira, 21, em Cruzeiro do Sul, com um ato público no Memorial erguido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) para homenagear as vítimas do trânsito.

O evento foi organizado pela Associação de pais, parentes e amigos de pessoas com necessidades especiais (Apae) e contou com a presença do diretor-geral do Detran, Pedro Longo, dos alunos das redes pública estadual, municipal e privada e comunidade.

De acordo com a fundadora da Apae no Juruá, Karen Carvalho, é importante que a sociedade entenda que o preconceito só aumenta o sofrimento dessas pessoas. “Apesar dos avanços, ainda existem barreiras para que os portadores de quaisquer tipos de deficiência convivam normalmente com outras pessoas”, pontuou.

Para o gerente da 1ª Ciretran, Valdecir Dantas, o ato é uma excelente oportunidade para reflexão da sociedade no que diz respeito aos direitos dos que têm necessidades especiais. “Da nossa parte temos feito o possível para que, no trânsito, essas pessoas se sintam protegidas”.

Cirlei Araújo, moradora de Mâncio Lima e mãe de um portador da Síndrome de Down, diz que sempre participa de eventos em prol ao movimento. “Sempre estou nos eventos que contribuem para quebrar a barreira do preconceito. Não podemos mais admitir isso. Meu filho, apesar da síndrome, é uma pessoal alegre, feliz, normal”, disse ela.

Pedro Longo avaliou como positivo o evento e destacou que o órgão prima sempre pela educação e conscientização. “Em nossas campanhas de educação no trânsito orientamos sempre para a inserção dos portadores de deficiências e que lhes sejam garantidos direitos fundamentais como qualquer usuário do sistema”, destacou.