(Por Igor Martins)
Os radares são importantes para a segurança e prevenção de acidentes, pela concepção das entidades ligadas ao trânsito. Entendendo o papel desses equipamentos é que membros de comunidade e sociedade civil também iniciam sua mobilização para que sejam instalados radares em pontos que, ao seu modo de vista, são essenciais.
É o caso do pastor evangélico Isaac Mendes, líder comunitário do bairro Vila Nova, que solicitou ao Detran a implantação de um radar nas proximidades do bairro Raimundo Melo, uma vez que os pedestres têm dificuldade de atravessar no local. “O radar é muito importante, porque inibe essa ação de motorista que quer andar a vontade, correndo da maneira imprudente. E o melhor de tudo é que estamos preservando vidas, o que não tem preço”, afirma.
De acordo com a engenheira de trânsito do Detran, Samara Ricarte, a população pode solicitar a implantação desses equipamentos. Porém, é necessário realizar, previamente, estudos de engenharia, para apurar se o radar é a melhor maneira para resolver os problemas de tráfego no local. “Nem sempre a melhor alternativa é o radar. Algumas vezes, um semáforo, uma faixa de pedestre ou outro elemento de sinalização é suficiente para suprir os problemas de tráfego em determinados locais. Por isso é necessária a realização de estudo técnico prévio”, reforça.
Em março de 2012, o Detran realizou pesquisa, por meio do Instituto Data Control, visando obter informações sobre o modelo de trânsito que a população de Rio Branco desejava. Nesse contexto, 77% dos moradores da capital acreana se mostraram a favor do retorno dos radares.