A motocicleta é um dos meios de transporte particular mais utilizado no país, e nesta quinta-feira, 27 de julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Acre (Detran/AC), comemora o Dia Nacional do Motociclista, parabenizando e orientando os condutores da categoria sobre os cuidados no trânsito.
Com custo inferior a outros meios de transporte e baixo valor de manutenção, a motocicleta, popularmente chamada de moto, já compõe 43% da frota de veículos do Acre, além de ser um veículo ideal para quem pretender chegar rápido a seu destino.
Com as facilidades que o veículo proporciona vêm também os riscos que sua utilização traz. Mesmo com os equipamentos de segurança o motociclista está mais vulnerável a acidentes nas vias do que motoristas de outras categorias.
Segundo a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/AC, Geny Polanco, para prevenir acidentes é preciso que a população adote atitudes conscientes no trânsito, respeitando cada indivíduo.
“Os acidentes com motocicleta não ocorrem apenas por imprudência do condutor, mas também devido à falta de respeito e sensibilidade com a categoria”, destaca a coordenadora.
Ações em Cruzeiro do Sul
Em alusão ao Dia do Motociclista, a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito de Cruzeiro do Sul (1ª Ciretran), realizou hoje pela manhã, uma blitz de educativa. O objetivo é conscientizar quem utiliza motocicleta como meio de transporte, sobre a importância de usar equipamentos de segurança e ter uma boa conduta no trânsito.
Blitz educativa organizada pela 1ª Ciretran (Foto: Cedida)
Para encerrar as atividades, hoje às 17h, será realizado pela cidade o ‘Passeio Motociclístico’.
Por: Fhaidy Acosta