O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito tem como objetivo reduzir pela metade o número de mortes no trânsito pelos próximos dez anos no país. Cada estado terá uma meta fixada a cumprir.
A proposta do plano é diminuir a proporção de mortos em relação ao tamanho da população e do número de veículos. As metas serão calculadas no ano em que a proposta entrar em vigor, levando em consideração os dados de cada estado e do Distrito Federal.
Segundo o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Pedro Longo, a principal missão da autarquia é reduzir as mortes no trânsito no estado.
“Com a aprovação do plano cada estado terá suas metas de redução de acidentes para alcançar, nos últimos cinco anos, o Acre vem alcançando índices favoráveis no tocante à redução de mortandade no trânsito, sendo este o nosso maior objetivo”, afirma Longo.
Com a aprovação da lei, o projeto seguirá para sanção presidencial, e se for sancionada, entrará em vigor 60 dias após ser publicada no Diário Oficial da União.
Objetivo é reduzir à metade o número de mortes nos próximos dez anos (Ascom/Detran)