Por Flaviano Schneider
O Detran reiniciou nesta segunda-feira, 18, as atividades de educação para o trânsito em Cruzeiro do Sul. A primeira escola a receber a equipe de educadores foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Mustafa de Almeida Tobu. Mais de uma centena de estudantes se divertiram ao assistir à nova peça da Fada Sininho, que, além de ter o aspecto lúdico, também apresenta o lado educativo, pois a personagem está sempre inserindo algum ensinamento sobre o trânsito.
Segundo Valdeci Dantas, gerente da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), a meta para 2013 é alcançar todas as escolas estaduais, municipais e particulares de Cruzeiro do Sul, incluindo aquelas situadas às margens da BR-364 e nas vilas São Pedro, Santa Rosa, Alagoinhas, Santa Luzia do Juruá e Assis Brasil. Em Cruzeiro do Sul, cinco educadores integram a equipe da Ciretran que também atende o município de Rodrigues Alves. Em Mâncio Lima há dois educadores de trânsito, que, às vezes, recebem o reforço da equipe de Cruzeiro do Sul.
A diretora da escola, Francisca das Chagas Vilanova gostou da visita da equipe: “Eles usam um método muito extrovertido e as crianças gostam disso e aprendem. A gente espera que todos sejam bons condutores no futuro”.
A diretora conta que nunca aconteceu um acidente de trânsito na saída da escola, mas admite preocupação com o assunto, pois logo adiante da faixa de pedestres em frente à escola há um semáforo e alguns motoristas, quando o sinal fica verde, aceleram e colocam em perigo a vida de estudantes que estão atravessando a rua. Ela pediu à Ciretran a presença de um agente de trânsito na entrada e saída das aulas. “Tem pouca gente educada no trânsito; quando veem o sinal aberto, querem aproveitar e avançam sobre a faixa”, diz.
Alunos se divertiram e aprenderam – veja o que eles declararam:
João Vitor Pessoa Gomes, 4 série: “Eu já sabia andar na rua, mas agora aprendi mais. Eu só atravesso na faixa de pedestres.”
Fernando Mendes Silva Marques, 4 série: “A Fada Sininho me ensinou a andar na faixa e no meio da rua não pode andar correndo.”
Liriel de Oliveira Silva, – 5 série: “Eu vou de casa sozinha para a escola e tenho muito cuidado; fico olhando de um lado para o outro na hora de atravessar a rua”.