Por Alexandro de Lima
Durante o período de Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza serviços de fiscalização e educação. Todas as noites, equipes se dividem entre as ações de interdição das ruas que serão fechadas para a realização das festas em seis pontos de Rio Branco, realização da operação Álcool Zero e trabalho de conscientização.
“Nossa intenção é mostrar aos motoristas que o Carnaval é uma época de diversão e alegria, e não pode terminar em tragédia. Nossas equipes estarão durante todas as noites atuando de forma integrada para evitar acidentes e mortes”, explica o diretor-geral do Detran, Gemil Júnior.
Os pontos foram definidos a partir de planejamento estratégico dos órgãos de segurança e trânsito. Além do Detran, a RBtrans, órgão municipal de trânsito, estará atuando nos demais pontos da cidade.
O objetivo é chegar ao fim da festividade sem nenhuma vítima fatal de acidente de trânsito e “deixar claro que dirigir sob a influência de álcool ainda figura como uma das principais causas de acidentes envolvendo vítimas no trânsito das cidades”, comenta a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco.