Por Alexandro Lima
Dados parciais do setor de Estatística da Engenharia de Trânsito do Detran apontam para uma redução no número geral de acidentes, que inclui acidentes com vítimas fatais e não fatais em todo o estado, excluindo apenas os acidentes em rodovias federais registrados pela Polícia Rodoviária Federal.
Em agosto desde ano, o número de acidentes com vítimas fatais teve uma redução de 78% em relação ao mesmo mês em 2012. Esse dado inclui também a redução de acidentes sem vítimas, somente com danos materiais, que é de 35% menos.
“Nossa meta é diminuir cada vez mais o número de acidentes. Não podemos aceitar que famílias sejam enlutadas por causa de motoristas que não respeitam a vida e as regras do trânsito”, diz a diretora geral do Detran, Sawana Carvalho.
De acordo com Sawana, a educação dos motoristas, o trabalho de engenharia e a fiscalização são fundamentais para a diminuição dos acidentes em todo o estado. “O trabalho do Detran é organizado nestes três eixos. Assim podemos planejar as atividades refletidas nos dados de pesquisa”, explica.
O diretor de operações do Detran, Ítalo Medeiros, afirma que por meio da prática destas atividades, já em execução em alguns municípios, é possível manter um maior contato com os motoristas. “Com esse trabalho é possível manter o fluxo de atividades em todos os municípios”, afirma.