Por Alexandro Lima
O número de veículos registrados no Acre nos últimos seis anos aumentou de 83.162 para um total, em julho de 2013, de 198.355, o que representa um crescimento de 139%, o que impõe um novo planejamento e alto investimento em engenharia de trânsito.
A capital Rio Branco é a cidade com o maior número de registro de veículos do Estado, com um total hoje de 134.271 veículos, um crescimento de 122% nos últimos seis anos. “O aumento do poder aquisitivo da população tem contribuído muito para esse fator. Nossa responsabilidade é dar segurança para os motoristas e proporcionar maior fluidez nas vias”, diz Sawana Carvalho, diretora-geral do Detran.
Mesmo com o aumento significativo da frota de veículos, houve uma redução de 10% no total de acidentes, quando se compara o período de janeiro a junho de 2012 com o mesmo em 2013. No índice do total de acidentes para cada 10 mil veículos, a redução é de 17,83%. Em Rio Branco, a redução foi de 13%, e quando se analisa o índice para cada 10 mil veículos, a redução é de 19,37%.
“Esse é o reflexo das nossas ações. A fiscalização tem contribuído para alcançarmos essa diminuição de acidentes, mas a principal contribuição vem dos investimentos em engenharia e o trabalho da equipe de educadores de trânsito”, explica Sawana Carvalho.