Fhaidy Acosta
Para ensinar de forma lúdica a importância de respeitar as regras de trânsito, a equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), realiza durante todo o ano um trabalho de conscientização nas escolas e, nesta quarta-feira, 27, a esquete, “O sapato que só queria andar na faixa” foi apresentada para as crianças da creche Sonhos dos Pequeninos.
A equipe atendeu uma solicitação da professora, Maria Bernardo, que ao saber do trabalho do Dentran/AC nas escolas, decidiu solicitar a apresentação para seus alunos. As ações visam contribuir para a formação de cidadãos conscientes sobre seus direitos e deveres para um trânsito seguro.
“Estamos desenvolvendo um trabalho de educação de trânsito, chamado ‘Meio de Transporte e Trânsito’, em que ensinamos as regras de trânsito e vi que a equipe de educação poderia contribuir ainda mais no aprendizado dos alunos,” destaca a professora.
A contação de história pretende formar cidadãos conscientes sobre as regras de trânsito. (Foto: Fhaidy Acosta)
O sapato que só queria andar na faixa
A esquete narra à história de Raíssa, 7 anos, que ganha um par de sapatos mágicos de sua mãe.
A menina tinha o hábito de atravessar fora da faixa de pedestres, pegando desvios. Com os novos sapatos, Raíssa passou a chegar atrasada na escola porque seus sapatos não permitiam que ela andasse fora da faixa.
Envergonhada por está sempre atrasada, ela aprendeu com seus sapatos a andar na faixa e também passou a ensinar os colegas de turma sobre a importância em respeitar as regras de trânsito.