O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Sest/Senat assinaram nesta quarta-feira, 28, um convênio cujo objetivo é a realização dos cursos de formação de instrutor de trânsito, examinador de trânsito, diretor-geral e de ensino dos Centros de Formação de Condutores- CFCs.
Também serão oferecidos com esta parceria, cursos especializados para condutores de veículos de transporte de produtos perigosos, transporte escolar, transporte coletivo de passageiro e condutores de veículos de emergência, bem como o curso de Direção e Cidadania.
No caso deste último, as infrações médias e leves podem ser transformadas em advertência por escrito conforme regulamenta o artigo 267 do Código de Trânsito de Brasileiro (CTB).
De acordo com o diretor do Detran, Reginaldo Prates, a parceria já existia, porém o novo convênio foi ampliado com a qualificação e requalificação dos instrutores de trânsito, além de treinamentos aos servidores do Detran. “Nosso intuito é legalizar os condutores que utilizam o transporte veicular como profissão harmonizando cada vez mais a convivência no trânsito”, enfatiza o Prates.
Um dos cursos mais procurados é o de instrutor de trânsito. Conforme a Portaria 47/99 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) este curso tem carga horária de 120 horas/aula, sendo dividido em legislação de trânsito; noções de engenharia de trânsito; noções de medicina e de psicologia de trânsito; mecânica básica e manutenção de veículos; direção defensiva; prática de direção; proteção ao meio ambiente e à cidadania; prevenção de acidentes e primeiros socorros; técnicas de ensino e didática e orientação educacional.