I Prêmio Detran/AC de Educação para o Trânsito

Incentivar a produção de trabalhos voltados para o tema trânsito. Esse é o objetivo do I Prêmio Detran/AC de Educação para o Trânsito. As escolas selecionadas para participar foram aquelas que contribuíram com mais frequência na difusão das mensagens educativas de trânsito.

Nesta segunda-feira, 21, a Escola de ensino infantil Valdiva de Castro dos Santos, localizada no Conjunto Universitário, iniciou o ciclo de apresentações com o tema “Seja um Ciclista Consciente”. Além das encenações, os alunos também montaram um painel com desenhos que ilustram o trânsito da cidade de Rio Branco.

A coordenadora pedagógica da Escola Valdiva de Castro, Ioneide Mendes, disse que a temática do trânsito já é trabalhada nas atividades permanentes da escola. “O trânsito faz parte do dia a dia das crianças, por isso é de fundamental importância desenvolver trabalhos voltados para este tema”.

As escolas que concorrem ao prêmio são avaliadas por uma equipe composta de representantes do Detran, Rbtrans, Ciatran e Juizado de Trânsito. Eles analisam as apresentações conforme alguns critérios como a adequação ao tema trânsito, a criatividade, originalidade, a composição da produção artística, qualidade técnica dos materiais complementares, linguagem apropriada e relevância da abordagem na área do trânsito.

“O I Prêmio Detran/AC de Educação para o Trânsito é uma forma de estimular que as instituições trabalhem com os alunos a temática do trânsito visando a construção de verdadeiros cidadãos”, enfatiza o diretor-geral do Detran/AC, Reginaldo Prates.

A premiação das escolas vencedoras do I Prêmio Detran de Educação para o Trânsito será realizada no próximo dia 25, no Teatro Plácido de Castro. Em Rio Branco, o primeiro lugar receberá um notebook; o segundo lugar uma câmera fotográfica e uma impressora; e o terceiro lugar um micro system e um aparelho de DVD. No município de Cruzeiro do Sul também haverá premiação das escolas vencedoras.