O mês de janeiro se iniciou com dados positivos na redução dos acidentes de trânsito no estado. Estudo estatístico do Detran, em parceria com a seção de análise criminal da Polícia Militar, aponta que, relacionado ao mesmo período no ano de 2013, houve uma diminuição de 12% nas ocorrências. Levando-se em consideração, ainda, o crescimento da frota de veículos, o índice para cada dez mil veículos é de -19,38%.
Outro dado relevante do estudo diz respeito aos acidentes de trânsito não fatais. O decréscimo obtido foi de 29%. As colisões sem vítimas diminuíram em 3% e, nos acidentes fatais nesse tipo de evento, os índices se mantiveram estáveis em relação ao ano passado.
De acordo com o diretor de operações do Detran Ítalo Medeiros, isso é um reflexo do trabalho desenvolvido nas áreas de educação, fiscalização e engenharia, com destaque para a operação Álcool Zero. “Os números percentuais são animadores, mas, mais que as estatísticas, estamos lidando com vidas. É um estímulo para que continuemos trabalhando, com o objetivo de reduzir ainda mais esses acidentes no decorrer do ano”, afirma.
O início de ano é marcado pelas chuvas do inverno amazônico, e o cuidado no trânsito por parte dos condutores deve ser redobrado, já que a probabilidade de acidentes é maior. Nesse sentido, o Detran realiza neste mês a operação Pit Stop, nos postos de gasolina, visando fomentar essa preocupação.