(Por Igor Martins)
As ações de educação de trânsito do governo do Acre continuam a ser desenvolvidas nos municípios do interior do estado. Durante toda a última terça-feira, 31, a cidade de Bujari recebeu educadores e equipe de teatro do Detran, que desenvolveram atividades para alertar a população sobre os perigos que correm quando adotam atitudes erradas no trânsito.
Além do arrastão educativo, que faz visitas rotineiras a estabelecimentos comerciais e abordagens aos pedestres nas vias públicas, os educadores inovaram, levando materiais expositivos e também dicas de trânsito aos domicílios da principal rua da cidade. Uma das moradoras abordadas, a aposentada Iza Viana de Castro, aprovou a iniciativa. “Que eu saiba, nunca passou ninguém aqui fazendo esse trabalho nas casas. É muito importante, não só para mim, mas também pensando nas gerações que vem aí”.
Ainda pela parte da manhã, a Escola Municipal Governador Edmundo Pinto de Almeida Neto foi cenário para apresentações do grupo de teatro Transitando em Cena e palestras educativas de conscientização com os alunos e também com alguns pais que compareceram para reunião regular. “As crianças têm o poder de replicar aquilo que aprendem e cobrar de seus pais. Acho que não há forma melhor de conseguir chegar a uma mudança de atitude de toda a comunidade, com relação ao trânsito”, afirma o diretor da escola, Mário Machado.
O aluno João Paulo Castro, 12, conta que as dicas dadas pela equipe do Detran fizeram com que ele repensassem suas atitudes no trânsito. “O mais legal foi o teatro. Eu sempre brinco na rua e eles falaram que não pode, porque a gente fica distraído e o carro pode pegar a gente. É aprender tudo brincando”, conta.
A escola visitada não foi escolhida aleatoriamente. Ela abriga cerca de 600 alunos, divididos nos três turnos e atende aos ensinos infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Quando estivemos aqui em uma outra oportunidade, soubemos que muitas crianças vêm para a escola sozinhas, não usam a faixa de segurança, transitam sem capacete e essa situação é crítica. Então, desta forma, podemos mostrar aos pais e alunos essas condições de risco que eles estão sujeitos todos os dias, para levá-los a uma reflexão e adotar posturas corretas no trânsito”, comenta a gerente de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco.
Na oportunidade, também foram doados alguns materiais, como os blocos de mini-multas, para serem distribuídos para as crianças atuarem como fiscalizadoras dos seus familiares, e também exemplares das Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental.