Campanha pede respeito para vagas preferenciais para idosos e deficientes

por admin
80 visualizações

Está na lei, mas nem todos respeitam as vagas preferenciais destinadas aos idosos e portadores de deficiência física. Atualmente 5% das vagas específicas são para pessoas com 60 anos ou mais, e 2% destinadas para deficientes, tanto em estacionamentos públicos como privados. O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa, remoção do veículo e perda de ponto na carteira de quem estaciona nas vagas exclusivas.

No entanto, as medidas punitivas não têm sido suficientes para garantir o cumprimento da lei, e dessa forma, garantir facilidade na hora de estacionar. É por esse motivo que o Ministério Público do Estado do Acre (MPE) em parceria com o DETRAN e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), vai realizar uma campanha educativa para que as pessoas reflitam sobre o uso indevido das vagas que preferencialmente são para o uso dos portadores de deficiência e idosos.

Para o Promotor de Justiça Rogério Voltolini Muñoz, da Promotoria Especializada de Defesa da Cidadania, embora a lei seja clara na definição do espaço para esse grupo de pessoas, o trabalho de conscientização é importante para as regras sejam respeitadas. “Em outubro do ano passado nós instauramos um inquérito civil e cobramos que o número de vagas fosse ampliado assim como a fiscalização. Pelo número de autuações percebemos que as vagas aumentaram, a fiscalização melhorou, mas o comportamento das pessoas continua o mesmo”, destacou.

Na manhã desta segunda-feira (8), Rogério Voltolini reuniu-se com representantes do DETRAN e RBTRANS para planejar a campanha, que será lançada no dia 12 de setembro. Serão utilizados folhetos, adesivos, banners, outdoors, dentre outros, para garantir que o direito a vagas exclusivas seja de fato respeitado.

De acordo com informações da RBTRANS atualmente existem em Rio Branco 110 vagas destinadas para esse grupo. “Nós dobramos o número que vagas que existiam no ano passado, e queremos aumentar ainda mais”, garantiu o superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres.

O cadastramento de idosos e pessoas portadores de deficiência e com dificuldade de locomoção para que obtenham cartões que destinam vagas de estacionamento exclusiva a veículos que os transportem pode ser feito na RBTRANS. Os interessados devem apresentam cópias e originais dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e, no caso de pessoas com deficiência, do laudo médico.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo