Para somar as experiências trocadas entre os diretores de Detrans de todo o Brasil, que estão reunidos em Aracaju (SE) para a realização do 41 Encontro Nacional de Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal, nos dias 25 e 26 de abril, esteve presente ao evento a coordenadora-geral de qualificação do fator humano no trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Cristina Hoffmann.
A coordenadora expôs a importância das campanhas educativas no combate aos acidentes de trânsito e propôs parceria entre a Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND) e o Denatran na mediação de unificação das ações educativas, levando em consideração as peculiaridades de cada Estado. A qualidade do ensino do aluno condutor também foi abordada durante a apresentação da coordenadora.
“O Denatran trabalha várias campanhas educativas durante o ano. Também temos projetos voltados ao público escolar e que podem ser trabalhados desde cedo nas escolas. Esse encontro é importante para podermos firmar laços e compartilhar nossas ideias voltadas para a segurança viária. Afinal, a educação é tão importante quanto a fiscalização, para que possamos salvar vidas”, relatou Cristina Hofmann.
Para a presidente da AND, Sawana Carvalho, a participação de representantes do Denatran é de grande importância nos encontros desses gestores, por ser uma oportunidade de compartilhar resultados positivos e novas ideias para que se possa atingir diretamente as metas de redução nos índices de acidentes.
“A Cristina Hoffmann foi a primeira a participar, mas esperamos que a porta esteja aberta para que representantes de outras áreas dentro do Denatran venham nos prestigiar e auxiliar para que possamos prestar um serviço cada vez melhor ao cidadão”, destacou Sawana.
Confitran e Cetran são temas do segundo dia
O segundo dia do Encontro Nacional, aborda temas de relevância dentro dos Detrans. Para firmar a troca de experiências o coordenador financeiro do Detran do Paraná, José Augusto Juski, realizou apresentação sobre o funcionamento do Comitê Financeiro de Trânsito (Confitran), que é responsável pela definição de estratégias de cunho nacional para aplicação de valores arrecadados com multas de trânsito.
Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetrans) também foi tema durante a reunião. Outro assunto abordado foi a forma que cada órgão aplica os exames psicotécnicos realizados pelos credenciados. A presidente da Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND), Sawana Carvalho, o objetivo é realmente esse, debater as dificuldades de cada estado e somar as experiências vitoriosas.