Por Flaviano Schneider
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fez na manhã desta quarta-feira, 18, a abertura da Semana Nacional de Trânsito de 2013 em evento realizado no auditório da Escola Dom Henrique Ruth, com a presença de estudantes e autoridades da área de segurança. A campanha que tem neste ano o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito, efeitos responsabilidades e escolha”” terá atividades até o dia 25 de setembro.
A diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, não participou do evento mas enviou uma mensagem na qual conclama a todos os presentes que se tornem multiplicadores dos conhecimentos que levem a um trânsito mais seguro. Ela saudou e agradeceu o apoio de todas as instituições ao trabalho do Detran como o Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Bombeiros, etc.
O gerente da Ciretran local, Valdeci Dantas, reforçou o pedido. “A segurança no trânsito não é uma luta de uma só instituição, mas é feita com o apoio da população e entidades”.
Educação, engenharia e fiscalização
Segundo Dantas, o trabalho do Detran tem três eixos principais: educação,engenharia de tráfego e fiscalização. O trabalho de educação neste ano já chegou a todas as escolas do município, inclusive na zona rural alcançando cerca de 30 mil alunos. A educação de trânsito também é estendida a empresas e grupos de categorias específicas como os mototaxistas, taxistas, entregadores de encomendas, etc.
Com relação à fiscalização, Dantas informou que o Detran vai intensificar, durante toda a semana do trânsito, as ações de educação e prevenção de acidentes, além de palestras e ações dos educadores e agentes.
Nesse ano, o número de vítimas fatais de trânsito chegou, em setembro, ao número de nove, um a mais que durante todo o ano passado, mas menos que em 2011 quando ocorreram 17 mortes. Para Dantas, as causas principais são a imprudência e o uso de álcool, responsáveis por algo em torno de 80% dos acidentes. Lembrando que a PM realiza três vezes por semana a Operação Álcool Zero.
“Se considerarmos que o movimento aumentou, muitos veículos foram acrescentados à frota, a estatística não está tão exagerada. Mas não podemos aceitar nove vítimas até o mês de setembro. São vidas importantes e de pessoas saudáveis”.
No setor de engenharia, a diretora Sawana mandou uma equipe que já está há duas semanas trabalhando em diversos pontos críticos da cidade. O detalhe é a sinalização feita para deficientes e idosos. Depois de Cruzeiro do Sul, a equipe vai também trabalhar nos municípios de Rodrigues Alves e Mâncio Lima.
Governo faz sua parte
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Cruzeiro do Sul, Adriano Santos considera de grande importância a realização da Semana do Trânsito. Para ele, Cruzeiro do Sul é uma cidade pequena com exagerado número de veículos. “Não temos estacionamento no centro, as ruas são estreitas, a sinalização é imperfeita. O governo tem feito a parte dele com educação e sinalização e coibindo infrações de trânsito, mas numa cidade pequena como a nossa não há espaço para este excessivo número de veículos”.