Por Andréia Nobre
Desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) em parceria com a SEE, o programa ‘Jovem Aprendiz no Trânsito’ formou nesta sexta feira, 8, uma turma com 80 alunos. Durante o programa, alunos da rede pública de ensino tiveram acesso gratuito ao curso teórico para obtenção da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Este programa é muito satisfatório, pois possibilita aos jovens mais cidadania. Eu tenho certeza de que a maioria de vocês sonham em ter sua carteira de motorista e ser um motorista de qualidade”, afirma o secretário adjunto de educação, Evaldo Viana.
O curso teve duração de seis meses. Os participantes foram selecionados de 10 escolas da rede pública e a experiência servirá como atividade extracurricular para os estudantes.
O Jovem Aprendiz no Trânsito existe desde 2012 e já formou mais de 520 estudantes em todo o estado (Foto: Weslley Chrystian/Detran)
O diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo afirmou no evento que a formação recebida pelos os estudantes terá impacto no futuro deles. “Nós estamos levando para dentro das escolas formação aos jovens e conceitos da direção com prudência. O certificado do Jovem Aprendiz vai proporcionar aos estudantes grande redução de custos no momento em que forem retirar a primeira carteira de habilitação”, afirma.
O estudante Jorge Henrique Monteiro, 18 anos já iniciou o processo para retirar sua primeira CNH e disse que já vai utilizar o certificado do programa. (Foto: Weslley Chrystian/Detran)
O estudante Jorge Henrique Monteiro, 18 anos já iniciou o processo para retirar sua primeira CNH e disse que vai utilizar o certificado do programa. “O curso foi muito importante pra mim, pois aprendi muito sobre o trânsito, vou ser um motorista mais prudente e ainda vou ter desconto em minha habilitação”, afirma.
Para a mãe da estudante Paula Carneiro, 19 anos, a participação da filha no curso foi muito importante, pois ela parou de dirigir a motocicleta sem ser habilitada. “Minha filha cresceu muito, aprendeu, agora ela diz o que devemos e o que podemos fazer no trânsito e ainda parou de dirigir a nossa motocicleta sem ter habilitação”, afirma Maria de Lourdes.
Atualmente uma turma de mais de 100 alunos está sendo contemplada com o programa em Cruzeiro do Sul, segundo o coordenador do Jovem Aprendiz no Trânsito, Eberson Maia, a intenção para 2018 é estender o programa para mais municípios.
O Jovem Aprendiz no Trânsito existe desde 2012 e já formou mais de 520 estudantes em todo o estado.