Um boato sobre os novos valores do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) ganharam força nas redes sociais de todo o país nos últimos dias.
As mensagens alegavam que a redução do valor do seguro para R$ 16,21 só era válida para quem efetuasse o pagamento até a última quarta-feira, 02. Porém, a Líder Seguradora, empresa que administra a taxa, esclareceu que os novos valores tem vigência durante todo o ano de 2019.
No início de dezembro de 2018, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) anunciou redução média de 63,3% na taxa. De acordo com a instituição a diminuição do valor foi possível devido aos recursos acumulados em reservas superiores às necessidades de atuação do seguro. O excesso é consequência das ações de combate à fraude, que levaram a uma diminuição dos acidentes com indenizações, informou o conselho.
“É importante que proprietários de veículos observem que a data do vencimento do seguro DPVAT é junto com a data do vencimento da cota única, ou primeira cota do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA”, ressalta o diretor de operações do Detran, Isaías Brito.
Confira os novos valores
O que é o DPVAT
O seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), instituído por lei desde 1974, cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.
O recolhimento do seguro é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos e seu pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo.
Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) têm um prazo de 3 anos após o acidente para dar entrada no seguro. Informações de como receber o DPVAT podem ser obtidas pelo telefone 0800-022-1204.