Detran alerta: é preciso redobrar a atenção ao dirigir na chuva

por Detran AC
53 visualizações
Ana Flavia Soares 

 

 

O asfalto molhado altera a aderência e a estabilidade do veículo (Foto: Ana Flávia Soares/Asscom Detran)

Ser surpreendido atualmente no Acre por pancadas de chuva pelo caminho é corriqueiro. Dirigir na chuva requer mais cuidado e atenção, pois essa condição do tempo pode dificultar a visibilidade do motorista e o asfalto molhado altera a aderência e a estabilidade do veículo.

Para garantir a segurança de quem dirige e dos pedestres é necessário ter calma, dirigir mais devagar. De acordo com o Artigo  220 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) é considerado infração grave deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito sob chuva, neblina, cerração ou ventos fortes.

“Eu não costumo dirigir na chuva, mas quando é necessário tenho muita atenção, principalmente por causa da pista molhada”, afirma o despachante Arnaldo da Silva.

As normas gerais de circulação e conduta do CTB advertem que o condutor deve manter acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando a visibilidade estiver prejudicada por condições de tempo.

É importante ficar sempre alerta e lembrar-se de acionar o limpador de para-brisa, pois não mantê-lo desligado é infração grave de acordo com Art. 230.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo