Por Igor Martins
Um feriado prolongado se inicia nesta quinta-feira, 17, propiciando aos condutores pegarem a estrada com a família. Porém, é um momento em que tanto os motoristas quanto as autoridades devem redobrar suas atenções para manterem a segurança no trânsito, e alguns cuidados são necessários para que não haja transtornos.
Antes de seguir viagem, os condutores devem considerar uma série de pontos importantes. De acordo com o chefe da Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), Herbson Souza, a primeira medida é avaliar as condições físicas e psicológicas de quem irá conduzir o veículo. “Muitos acidentes ocorrem por esse motivo. Então, se o condutor apresentar sinais de cansaço ou tiver alguma restrição médica, é melhor que confie a direção a outra pessoa em perfeitas condições, devidamente habilitada”, afirma.
O coordenador atenta ainda que é essencial a revisão geral do veículo antes de qualquer viagem. Ou seja, calibrar os pneus, checar os níveis de óleo, o estepe, as luzes dos faróis e os equipamentos obrigatórios de segurança. Ressalta também que os viajantes devem sempre portar os documentos de licenciamento do veículo e a habilitação, além de estarem com eles sempre em dia – se não o fizerem, estarão sujeitos a medidas administrativas cabíveis.
“Se o condutor estiver num estado vizinho, por exemplo, com os documentos vencidos, e passar por uma fiscalização de trânsito, terá uma dor de cabeça muito maior para regularizar sua situação antes de voltar para casa”, explica Sawana Carvalho, diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Sawana Carvalho aponta ainda outras duas medidas essenciais, não somente àqueles que decidem viajar nessa época, mas para todos os condutores, a qualquer momento. “A velocidade excessiva e a ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir são condutas que devem ser evitadas em todas as circunstâncias. O governo do Acre e o Detran vão continuar fiscalizando, para sensibilizar nossos condutores. O que queremos, acima de tudo, é a paz no trânsito”, afirma.