Por Flaviano Schneider
Hoje se inicia o ano letivo em Cruzeiro do Sul. Atento ao calendário, o Detran proporcionou a motoristas e monitores de transporte escolar da cidade um curso que visa mais segurança aos alunos que dependem desse tipo de transporte. Em ato acontecido na sede da Ciretran hoje, 43 motoristas e monitores receberam certificados de conclusão do curso.
O curso teve quatro horas de duração e foi realizado na quinta e sexta-feira passadas. As matérias abordadas foram: direção defensiva, legislação de trânsito, psicologia de trânsito e procedimentos seguros na via. O motorista Francisco Milton Alves Neto trabalha há dois anos no ramo: “Foi muito importante o curso. Um alerta para que a gente tenha mais atenção. Temos que ter responsabilidade porque estamos lidando com vidas”, disse.
No mesmo ato, ocorrido na Ciretran, o Detran assinou a renovação do contrato com a firma Juruá Moto Center (representante das motos Honda), que tem participado nas campanhas educativas. O gerente local da Honda, Edvaldo do Nascimento, participou do ato. Para Valdeci Dantas, gerente da Ciretran local, a empresa tem dado importante contribuição, bancando um educador permanentemente. Hoje, o Detran tem sete educadores de trânsito em Cruzeiro do Sul que atuam com palestras nas escolas, empresas e igrejas e para segmentos como idosos, mototaxistas e taxistas.
Monitores e motoristas
Segundo Dantas, o objetivo do curso foi preparar os motoristas e monitores para a jornada de 2013. Esta capacitação já é feita há vários anos, mas neste ano o Detran pode realizá-la no período certo, ou seja, pouco antes do início do ano letivo. “O curso destacou os procedimentos seguros na via que os condutores têm que praticar; não somente os motoristas mas também os monitores, que são as pessoas que trabalham internamente nos veículos e realizam a travessia das crianças nas ruas.
O gerente do transporte escolar da rede estadual de ensino, José Cleofas de Araújo Farias, conta que o governo disponibiliza atualmente 18 ônibus, que atendem todas as escolas. Ele acredita que o curso deixa os motoristas e monitores atualizados para que cuidem bem de suas funções. E destaca também que os ônibus sempre passam por revisões quando se verificam a suspensão, freios, motor e pneus, para que a segurança seja total. “Nossos ônibus nunca tiveram acidentes, nem com alunos saindo dos ônibus, pois os motoristas e monitores estão atentos nessa hora”, afirmou.