“Eu perdi o controle das minhas pernas”, disse o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, depois de passar pela experiência do simulador de capotamento, presente no estande do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), na Expoacre.
O uso do cinto de segurança ainda é negligenciado por muitos condutores e passageiros de veículos automotores. O problema é que, em caso de parada brusca, colisão ou desvio repentino, essa falha pode ser fatal.
Todos os passageiros do veículo devem usar o cinto de segurança. Foto: Renato Beiruth/Detran
Segundo o instrutor do simulador de capotamento, Isac Barbosa, é muito importante que todos os passageiros do veículo usem o cinto de segurança.
“O peso corporal de uma pessoa que se envolve em um acidente de trânsito com o veículo a 60 km por hora, é multiplicado por cinco vezes, e este simulador é equivalente ao capotamento do veículo a 20 km por hora, sem nenhum impacto. Em caso de acidente, o passageiro que estiver sem o cinto pode ser arremessado do veículo, se chocar com outro passageiro ou quebrar o pescoço e ser fatal”, disse.
Isac Barbosa faz questão de dar as instruções quando o veículo simulador está virado de cabeça para baixo, pois segundo ele, a pessoa jamais esquecerá da experiência.
Para a presidente da autarquia, Taynara Martins, muitos só se conscientizam depois de vivenciar a situação. “Nossa intenção é promover educação para o trânsito, fazendo com que as pessoas entendam o quão importante é o uso do cinto de segurança para salvar vidas”, ressaltou.
Taynara também lembrou que, em situação de sinistro de trânsito, se as pessoas envolvidas estiverem utilizando o cinto, conseguirão sair do veículo com mais rapidez, evitando transtornos ainda maiores.
Além do fator segurança, usar o cinto de segurança é obrigatório, em todo o território nacional, conforme está previsto no artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Atividades Educativas
Para atender também o público infantil, o estande do Detran está repleto de atividades lúdicas e educativas.
As equipes de orientadores de trânsito realizam jogos educativos, pintura facial, óculos que simula a embriaguez ao volante, percurso orientado na minicidade e a apresentação teatral: As aventuras de Branca de Neve na Expoacre, que ensina as crianças sobre os cuidados no trânsito.
Segundo dados da Coordenação de Educação de Trânsito do Detran, até a quarta noite de feira, mais de nove mil pessoas passaram pelo estande da autarquia ou foram abordados pelos orientadores no interior da Expoacre.
Confira a galeria de fotos
Fotos: Renato Beiruth