(Por Jannice Dantas)
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem investido no bem estar de seus usuários e servidores. Além da aquisição de equipamentos de
tecnologia, que se somam às reformas estruturais do órgão, também estão sendo realizadas visitas nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), com o objetivo de identificar as maiores dificuldades que cada município possui em termos de atendimento e infra-estrutura.
Somente em 2011, foram investidos quase três milhões em todo o Estado nas áreas de fiscalização, engenharia e educação. Equipamentos de informática, veículos e estruturação de quatro Ciretrans foram algumas das melhorias realizadas pelo Detran no ano passado. “Agora vamos investir no interior do Estado. O objetivo é propiciar aos usuários dos municípios o mesmo atendimento e conforto que existe na capital. Sawana explica ainda que, com isso, pretende uniformizar as Ciretrans e conquistar o atendimento de excelência em todo o Estado.
A diretora-geral da autarquia, Sawana Carvalho, explica que essa semana o diretor de operações, Major Antonio Teles
e o gerente de atendimento do Detran na OCA em Rio Branco, Valdir França, deslocaram-se a Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima para verificar o que pode ser melhorado em matéria de atendimento ao público e fiscalização nesses municípios.
“Após esse levantamento, estaremos proporcionando aos nossos servidores que atuam no interior treinamentos específicos, já que a visita técnica nos permite pontuar falhas”, frisa Sawana. Além do atendimento, também foram realizados treinamentos nas áreas de credenciados, Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), bem como serviços de engenharia nos municípios.
Durante o primeiro ano dessa gestão, o governo do Estado investiu na melhoria dos serviços na capital. “Aqui na capital, já descentralizamos os serviços, o que trouxe maior conforto não somente aos usuários, mas também aos nossos servidores. Temos um prédio que atende somente
serviços relativos a veículos, a OCA, a sede administrativa, onde também funciona o atendimento referente a Carteiras Nacionais de Habilitação e multas. Temos ainda nosso pátio de veículos apreendidos, que fica no Distrito Industrial e, agora, um novo pátio de parqueamento,
funcionando próximo à sede de veículos, onde carros e motos apreendidos ficam guardados nos primeiros 20 dias. É uma área mais central e com certeza trará mais comodidade para retirá-los”, afirma Carvalho.