Novas faixas de pedestre incentivam que seja feita a sinalização com as mãos para atravessar com segurança (Foto: Daigleíne Cavalcante)
“Sinalize ao atravessar”. A frase vem no início de cada faixa de pedestre revitalizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), com a intenção de incentivar que a travessia seja realizada com mais segurança.
O trabalho, realizado pela equipe de engenharia do Detran, iniciou-se esta semana e vai contemplar diversas faixas de pedestre de Rio Branco. Inicialmente serão revitalizadas as faixas elevadas, as próximas a escolas e em locais que não possuem semáforos, além dos pontos de travessia considerados mais críticos.
Além de tornar as faixas mais aparentes, a revitalização pretende induzir os pedestres a sinalizarem a intenção de atravessar por meio do “sinal de vida”, que é manter a mão estendida até que os carros parem. A ideia é que o pedestre seja mais facilmente identificado pelo condutor.
“O trabalho do Detran, de incentivo à travessia segura, é permanente, e uma das necessidades é que as faixas estejam sempre visíveis para aprimorar a comunicação visual aos pedestres, ciclistas e condutores”, explica a diretora de operações do Detran, Shirley Torres.
Uma das novidades das novas faixas é que a equipe de engenharia do Detran optou por uma nova tecnologia. Em vez da tinta, é utilizado um material elastoplástico laminado, que garante maior visibilidade e durabilidade. A instalação do material é também mais rápida.
“Nossa região é bastante úmida. Isso faz com que a pintura no asfalto se desgaste rápido. Já com o elastoplástico laminado haverá maior durabilidade e refletividade, aumentando a visibilidade dos condutores”, explica a engenheira do Detran, Naiana Cavalcante.