A Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran-AC, atua como agente transformador no trânsito, contribuindo para a disseminação de informações que permitam a mudança na conduta de pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas, demais condutores enfim, todos os usuários das vias. Suas ações educativas junto às instituições de ensino e na comunidade em geral, faz com que o tema trânsito seja analisado e refletido, desenvolvendo, uma nova consciência urbana.
Promover a mudança cultural e comportamental no trânsito, estimulando a cooperação entre todos os usuários da via, o respeito às leis e a humanização no trânsito, educando para a cidadania e garantindo a segurança no exercício pleno do direito de ir e vir.
- Projeto Núcleo de Apoio Pedagógico:
- Dentro do Núcleo temos os testes de leitura e escrita: O Código Nacional de Trânsito (CNT) determina como requisito fundamental para se obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) saber ler e escrever. No entanto, muitos candidatos que procuram o DETRAN para aquisição ou renovação do documento demonstram dificuldades de leitura e escrita durante o processo. Nesse sentido, a educação de trânsito, através de um pedagogo recebe essas pessoas e realiza testes de leitura e escrita verificando o nível de aprendizagem do candidato/condutor e posteriormente atesta se o mesmo está apto a prosseguir com o seu processo.
- Temos também o Detran Escola que consiste em uma sala de aula dentro da Coordenadoria de Educação de Trânsito e se destina a condutores que requereram a renovação de habilitação junto a corregedoria do DETRAN, aos candidatos a primeira habilitação, que nos procuram antes de iniciar o processo na auto escola e também a comunidade em geral que tem dificuldades na leitura e escrita, é um projeto social que o DETRAN realiza desde 2017.
- Projeto Educação de Trânsito nas escolas:
A apresentação artística é uma didática bastante eficaz com crianças, jovens e adultos, durante a apresentação elas concentram bastante atenção às orientações dos personagens e nesse processo aprendem divertindo-se, pois através da arte torna-se mais prazeroso ouvir as orientações. A Educação de Trânsito realiza essas apresentações teatrais através de prévio contato com as escolas ou através de solicitações enviadas.
- Orientação Viária:
Ação realizada nas vias e destinada a divulgar a campanha Super Herói no Trânsito e demais campanhas da gestão atual do DETRAN, orientando pedestres e condutores em geral, sobre o respeito à faixa de travessia e demais cuidados que se deve ter no trânsito, com distribuição de material gráfico educativo.
- Ações Educativas em Empresas e Instituições Governamentais:
O DETRAN leva suas palestras e/ou Teatro até as empresas e instituições governamentais. Esses atendimentos ocorrem a partir de convites recebidos e/ou ofertados através da Coordenadoria de Educação de Trânsito e na maioria delas acontecem nas SIPAT’S-Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Expoacre e Expoacre Juruá:
Ações educativas do DETRAN durante a Feira de Exposição do Acre na capital e na segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul com atividades lúdicas voltadas ao público infantil e adulto como jogo de percurso, minicidade, pintura de rosto, apresentação da peça teatral e entrega de material gráfico
Educativo. Também visitamos os bares e restaurantes levando orientação sobre a perigosa mistura de bebida e direção.
- Educação de Trânsito nos Municípios:
A equipe da Educação de Trânsito realiza visitas aos demais municípios Acreanos com o objetivo de levar todas as ações educativas para a população, assim como para as escolas, sempre com agendamento prévio e apoio das CIRETRANS.
- Operação Carnaval:
A equipe de Educação de Trânsito do DETRAN trabalha preventivamente durante o período carnavalesco, tanto na capital quanto na festa fora de época em outros municípios, levando orientações aos foliões sobre os problemas que poderão advir como resultado das escolhas erradas durante os seus percursos. Na ocasião, são distribuídas ventarolas e pulseirinhas do Projeto Álcool Zero e adesivos do super herói da rodada. Em 2020 foram abordadas mais de 12 mil pessoas com as orientações.
- Operação Volta às Aulas:
Ação destinada a auxiliar na segurança do público escolar durante o período de volta às aulas, a partir de atividades educativas com o objetivo de prevenir acidentes de trânsito, através de uma comunicação que leve ao cidadão orientações de comportamentos seguros;
Em 2020 foram realizadas 10 ações, atingindo 4.482 pessoas, entre pais e comunidade escolar.
- Movimento Maio Amarelo:
O Movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo. E durante todo o mês realizamos várias ações educativas na ocasião a equipe de educação de trânsito realiza a distribuição do material educativo da campanha e orienta os estudantes e população em geral sobre a importância do respeito às regras de trânsito e mostrando a forma correta de atravessar a rua.
No ano de 2020 a campanha está sendo realizada de forma totalmente digital através das redes sociais por conta da pandemia do coronavírus.
- Semana Nacional de Trânsito:
A Semana Nacional de Trânsito está prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, e é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade com a internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores sociais e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. São realizadas blitzes educativas em escolas, bares e restaurantes, palestra de direção defensiva, apresentações teatrais, cicleata em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, ações destinadas ao público infantil e abordagens de orientação viária.
- Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito:
A organização das Nações Unidas (ONU) celebra todos os anos no terceiro domingo de Novembro o Dia Mundial em Memória ás Vítimas de Trânsito. Trata-se de um dia para lembrar que a violência no trânsito tem que acabar. Famílias do mundo inteiro choram suas vítimas diariamente, então se faz necessário atrair a atenção das pessoas para o enfrentamento desse grave problema. A educação de Trânsito realiza diversas ações em alusão a essa campanha.
Clique e confira