Na volta às aulas, Detran realiza ações educativas em escolas

por Iza Bruna Santiago
79 visualizações

Com o retorno dos alunos às escolas no pós-alagação, na última segunda-feira, 25, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retomou suas ações educativas de volta às aulas. Nos próximos dias, a equipe de Educação de Trânsito da autarquia realiza diversas atividades nas escolas municipais e estaduais de ensino infantil e fundamental I, em Rio Branco.

Uma das escolas visitadas foi a Ilka Maria, no bairro Mocinha Magalhães. Foto: Iza Bruna Santiago/Detran

A ação consiste em levar informações sobre segurança nas vias aos alunos, além de trabalhar a conscientização dos responsáveis e demais condutores que transitam nas proximidades das escolas.

“Com os responsáveis pelas crianças, nós temos enfatizado a necessidade do uso dos itens de segurança, além de reforçar a forma correta de segurar na mão dos pequenos ao atravessar. Sobre a parada e estacionamento, alertamos para que não formem fila dupla nas ruas, atrapalhando o trânsito, entre outras mensagens”, informa Cleia Machado, coordenadora de Educação do Detran.

Uma das instituições de ensino em que os educadores estiveram presentes foi a Escola Professora Ilka Maria de Lima, localizada no bairro Mocinha Magalhães. O estabelecimento possui mais de 500 alunos, que foram orientados de forma lúdica sobre o comportamento nas vias para garantir sua segurança como pedestres.

Pequenos receberam material educativo sobre as regras de trânsito. Foto: Iza Bruna Santiago/Detran

Rita de Castro, coordenadora de ensino da instituição, destacou a importância da ação educativa. “É de extrema importância, porque está conscientizando nossas crianças e nos ajudando a garantir a segurança nas proximidades da escola”, disse.

Além do trabalho realizado com os alunos, os orientadores do Detran também efetuaram ações educativas no entorno das instituições de ensino, gerenciando o trânsito durante a entrada e saída dos alunos, período em que o fluxo de pessoas e veículos é maior.

Maria Figueiredo, avó dos gêmeos João Pedro e João Miguel, também aprovou a iniciativa: “As crianças já vão crescer tendo respeito, educadas sobre o trânsito, sabendo atravessar a rua. Vão ficar atentas quando vier um veículo, sabendo que não podem atravessar”.

Foto: Iza Bruna Santiago/Detran
Foto: Iza Bruna Santiago/Detran
Foto: Iza Bruna Santiago/Detran
Foto: Iza Bruna Santiago/Detran
Foto: Iza Bruna Santiago/Detran
Foto: Iza Bruna Santiago/Detran

 

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo