Nota de Esclarecimento

por admin
90 visualizações

Departamento Estadual de Trânsito e a Companhia de Trânsito esclarecem que os agentes de trânsito não estão sendo incentivados a multarem

O Departamento Estadual de Trânsito e a Companhia de Trânsito (Ciatran) vêm a público esclarecer que, ao contrário do que foi divulgado recentemente por um veículo de comunicação local, os agentes de trânsito não estão sendo “incentivados” a multarem, como consta na notícia.

O que ocorreu foi a implementação de Índice de Produtividade do Patrulheiro da Ciatran (IPPC) para quantificar as ações realizadas pelos policiais que atuam no trânsito, considerando a necessidade de reconhecer os bons serviços prestados pelos policiais militares no desempenho de suas funções e garantindo ações mais eficazes no trânsito da capital e dos demais municípios. É importante ressaltar que os critérios de avaliação do IPPC não estão vinculados às multas aplicadas, mas a itens como: responsabilidade, honestidade, assiduidade, compromisso, profissionalismo, camaradagem e uma vida particular ilibada.

A metodologia de avaliação do IPPC é composta por 12 variáveis. Os maiores pesos tratam da condução dos infratores à Delegacia por flagrante delito, recuperação de veículo com e sem detenção do agente e elogios por bons serviços prestados.

O índice de aproveitamento das 79 infrações registradas pelo sargento PM Berté referem-se aos meses de janeiro e fevereiro, não diz respeito ao mês de março. O sargento PM Alves França não aplicou 2.843 autos de infração. Esse valor refere-se às abordagens a veículos no trevo de Senador Guiomard.

O Detran vem por fim, esclarecer que não existe “indústria de multas”, mas a aplicação da lei, que pode gerar descontentamento por parte dos condutores infratores que nem sempre avaliam os riscos que oferecem à si e aos demais motoristas e pedestres.

Nosso compromisso é com a construção de um trânsito melhor. Teríamos muito a comemorar se os números de autuações caíssem, fato indicador de que estaríamos alcançando um trânsito cidadão e com respeito mútuo.

Reginaldo Prates
Diretor do Departamento Estadual de Trânsito

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo