Por Alexandro de Lima
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) realizaram a Operação Álcool Zero em pontos estratégicos de Rio Branco. A operação tem como foco evitar a condução de veículos por motoristas sob efeito de bebidas alcoólicas. Durantes as blitzes do último fim de semana foram abordados ao todo, 389 veículos, sendo 119 motos e 270 automóveis.
"Quanto mais o governo do Estado investe na operação, mais seguras ficam nossas ruas durante as noites e fins de semana, períodos no qual as pessoas saem pra se divertir e consumir bebidas", comentou o diretor-geral do Detran Gemil de Abreu Júnior.
A redução dos números de acidentes nos últimos anos mostram a eficácia da operação e como é importante o investimento em educação, que precede a fiscalização. "Não proibimos ninguém de tomar sua bebida, apenas mostramos que não é compatível a mistura de álcool e direção, não só pela legislação, mas principalmente pela lógica da preservação da vida", completou o diretor.
A operação registrou no fim de semana, de sexta a domingo, um total de 66 autos de infração trânsito por embriaguez, 43 infrações diversas, além de uma autuação em flagrante de um motorista que dirigia visivelmente embriagado.