Parceria entre VEPMA e DETRAN destina curso obrigatório a condutores sentenciados por crime de trânsito

por admin
77 visualizações

Assessoria – TJAC

Convênio possibilita ao reeducando a ressocialização.

Convênio entre a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) destinou curso obrigatório a condutores sentenciados por crime de trânsito. Nesta quinta-feira (10), a atividade foi iniciada e contou com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Francisco Djalma, e da juíza de Direito titular da VEPMA, Andrea Brito.

O convênio possibilita ao reeducando o cumprimento de parte da pena e também é uma forma de ressocializá-lo, para que não volte a cometer o delito.

“Antes não havia essa possibilidade e o condenado teria de pagar em dinheiro ou ser recolhido, então, esse curso é uma oportunidade. É uma reciclagem para esses reeducandos não voltarem a cometer o crime, pois estarão bem informados e preparados para voltarem a conduzir seus veículos com responsabilidade. Nosso objetivo é fazer com que essas pessoas saiam melhores e disseminadores de informação para uma paz no trânsito”, disse o desembargador Francisco Djalma.
 

O curso de reciclagem terá 20h/aula e o descumprimento, por parte dos participantes, pode render a privação de liberdade.

A juíza de Direito, Andrea Brito, enfatizou que a problemática dos crimes relacionados ao trânsito só pode ser aplacada com o esforço conjunto e a integração dos órgãos, a fim de que se promova a conscientização e ressocialização desses reeducandos.

A magistrada agradeceu à gestão atual do DETRAN/AC, pela parceria no convênio, e também à Administração do TJAC pelo apoio nos projetos de ressocialização.

“Esse formato de penas é para adquirir conhecimento para que os senhores não entrem em conflito com a lei novamente. Receberão todas as informações sobre trânsito para não voltarem a ser jurisdicionados na condição de reeducandos”, comentou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo