Ao todo, mais de 15 mil pessoas entraram no estande do Detran e foram orientadas sobre as mais diversas regras do trânsito, de forma lúdica e educativa.
Dentre as atividades oferecidas, a mais procurada sem dúvidas foi o simulador de capotamento que oportunizou a milhares de pessoas uma experiência que evidencia a necessidade do uso do cinto de segurança para proteção da vida, em caso de sinistros.
A estudante Taynara Macedo Ferreira participou da simulação de capotamento e destacou o aprendizado. “É uma experiência divertida, porém chocante e faz a gente perceber que sem o cinto ficamos vulneráveis, só ele pode dar segurança em caso de batida”, enfatiza a estudante.
Festa para as crianças
O Espaço se tornou um grande atrativo para as crianças, que puderam aprender as regras de trânsito por meio de teatro, percurso guiado em minicarros elétricos, motocicletas e bicicletas, painel com jogos que ensinam o comportamento correto nas vias, além de pintura facial.
O pequeno João Emanoel, de sete anos, aproveitou a diversão e aprendizado: “Eu já sei que não pode beber e dirigir e precisa atravessar na faixa de pedestre”, enfatizou.
Já o pai do garoto, o Policial Penal João Januário Silva, aprovou todo o entendimento associado à educação proporcionada ao filho.
“Ano passado nós viemos e ele gostou muito, esse ano já chegou procurando o estande do Detran, que inclusive está muito interessante. Meu filho participou dos jogos educativos, andou na moto infantil e aprendeu a importância do capacete, da faixa. Gostei muito!”, salientou.
Já os adultos puderam experimentar na prática a visão de quem utiliza bebida alcoólica, com os óculos simuladores de embriaguez, que proporcionam distorção visual, diminuição do tempo de reação, alteração de percepção da profundidade e distância, redução de reflexos e da visão periférica, atraso na tomada de decisão, além da redução da coordenação motora.
Nenhum sinistro de trânsito
Durante todas as noites de Expoacre Juruá, inclusive na cavalgada, os agentes de trânsito do Detran estiveram nas vias, organizando o fluxo para proporcionar segurança a pedestres e condutores, trabalho que colaborou para que nenhum acidente de trânsito ocorresse no período da Expoacre Juruá.
“Mais uma vez cumprimos nossa missão, de salvar e proteger vidas no trânsito, além de disseminar informação para que todos compreendessem a necessidade de ter atitudes que protejam a vida no trânsito”, enfatizou a presidente do Detran, Taynara Martins.
Fotos: Renato Beiruth/Detran