Informações
O leilão de veículos retidos, removidos ou apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre DETRAN/AC obedece aos termos do Art. 328 do Código de Trânsito Brasileiro CTB e à Resolução nº 331/2009, do CONTRAN, sendo realizado sob a responsabilidade de um Leiloeiro Oficial, devidamente registrado e habilitado na Junta Comercial do Estado do Acre, conforme determinado pelo Decreto Lei Federal nº 21.981/32, modificado pelo Decreto Federal nº22.427/33.Os proprietários dos veículos apreendidos tem 60 dias para regularizar a situação destes e retirá-los do pátio do Detran/AC. Se dentro deste prazo não resolver a questão, os veículos irão a leilão.
Vantagens do Leilão
- O valor a ser ofertado é de iniciativa do interessado.
- Você é que faz seu preço para ofertar um lance a partir do mínimo, fazendo-o até um valor conveniente.
- Facilidade na hora de comprar e receber o bem, pois o veículo é entregue com o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) em nome do proprietário que o arrematou logo após a regularização da documentação.
Leiloeiros Oficiais:
Editais
Dúvidas Frequentes
Para participar você pode realizar a inscrição prévia pelo site da Leiloeira Oficial. A inscrição também pode ser realizada nos locais e horários indicados nos editais de leilão.
Para os certames realizados em Rio Branco o local de inscrição é a Divisão de Leilões do DETRAN/AC, situada na Avenida Antônio da Rocha Viana, nº. 2.005, Bairro Jardim Manoel Julião, das 8 às 12 horas e das 14 às 16h.
No momento do cadastro é necessário ter em mãos um documento de identificação pessoal com foto e no dia do leilão é importante apresentar o comprovante de cadastro. Vale lembrar que a vistoria dos veículos, como indicado no edital.
O Detran possui um calendário de leilões, que pode sofrer alterações quando necessário. Porém as datas e locais são publicadas com antecedência no Diário Oficial do Estado (DOE).
Não, pessoas que façam parte da comissão de leilão do DETRAN/AC, o leiloeiro, menores de 18 anos e pessoas que tenham pendências em leilões anteriores estão impedidas de participar.
Efetuar o pagamento, emitir a nota fiscal, abrir transferência de propriedade do veículo, pagar as devidas taxas e dirigir-se ao setor de Veículo Apreendidos para pegar a liberação do veículo. É de suma importância que o bem arrematado no seja retirado do pátio circulando.
Sim, os veículos estarão expostos para visitação na semana que antecede o Leilão Público, a visitação consiste apenas na inspeção visual dos objetos a serem leiloados.